O PROBLEMA DO LIXO (UM DOS PORQUÊS DO MAV RECICLA)


17/07/2019

O MAV (Movimento Água é Vida), no município de Feira de Santana e região, está realizando uma Campanha de Coleta de Resíduos Sólidos (Papel, plástico e metal) e Líquidos (Óleo de soja, óleo animal, azeite de oliva e azeite de dendê usados). 

Essa campanha visa mobilizar a comunidade de modo geral em prol da separação do lixo, coleta seletiva e reciclagem. O Aterro Sanitário do município de Feira de Santana está enchendo exponencialmente, por conta da não separação do lixo; o que faz com que materiais recicláveis sejam despejados no aterro e cumpram seu ciclo de vida, ocupando um espaço considerável no Planeta Terra.

A proposta de um Aterro Sanitário é que seja um local de descarte de rejeitos, com o intuito de que os mesmos cumpram seu ciclo de vida de maneira ecologicamente correta, sem degradar o meio ambiente. E isso não vem acontecendo na prática, por conta da baixa disseminação desse tipo de informação.

Precisamos que você compartilhe e sensibilize a sua comunidade em prol da separação do lixo, da destinação ecologicamente correta (resíduo sendo reutilizado, reciclado ou tratado e rejeito sendo disposto em um aterro sanitário); além do fortalecimento das cooperativas e associações de reciclagem, o respeito para com o(a) catador(a) que é um ente de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a prevenção de danos posteriores.

Além da problemática dos resíduos sólidos, existe um outro tipo de resíduo, o líquido (óleo de soja, óleo animal, azeite de dendê e azeite de oliva usados), que quando descartado de maneira inadequada no meio ambiente (na pia, no quintal, no esgoto, no lixo comum), contamina o meio ambiente.

Segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), 1 (um) litro de óleo pode contaminar até 20.000 (vinte mil) litros de água; já conforme a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), 1 (um) litro de óleo pode contaminar até 1.000.000 (um milhão) de litros de água. Independente de qual seja o valor exato, aquela contaminada não poderá ser consumida e o processo de descontaminação é extremamente caro, o que torna inviável. Sendo que essa contaminação poderia ser facilmente evitada, com a destinação ecologicamente correta (após o uso, guardar em uma garrafa pet e entregar em um ponto de coleta do MAV).

O quintal também não é um bom lugar para descartar o óleo usado, pois o óleo ao entrar em contato com o solo, o torna infértil, assassina todas as plantas e contamina aquele espaço; isso sem contar o risco daquele resíduo entrar em contato com o lençol freático, contaminando assim, a água.

A reciclagem é o melhor caminho e o Governo Federal admite isso desde o ano de 2010, quando foi publicada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305; que fomenta o exercício dessa atividade econômica, que apenas resulta em benefícios para o meio ambiente, quando executada da maneira correta.



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho