CONHEÇA O APLICATIVO BEE ALERT


20/07/2019

O aplicativo Bee Alert foi lançado em Agosto de 2014, e é a primeira plataforma de identificação por geolocalização das ocorrências de desaparecimento e mortes de abelhas. Os dados coletados são fornecidos por apicultores, meliponicultores e pela comunidade científica, numa atividade colaborativa ( crowdsourcing). Os dados de quem informa são mantidos em sigilo, e apenas a informação sobre a quantidade de colmeias afetadas será compartilhada, mediante autorização do informante diretamente na plataforma. Ele também pode optar se deseja, ou não, compartilhar publicamente a informação sobre o local da ocorrência.

Os dados serão validados pela equipe do CETAPIS, liderada pelo pesquisador e organizador da campanha "Sem Abelha, Sem Alimento” , Prof. Lionel Segui Gonçalves. Estas informações serão exclusivamente utilizadas para estudos e publicações científicas.

Esta iniciativa está inserida no contexto da campanha em proteção às abelhas, com o objetivo de ilustrar e tangibilizar o problema do desaparecimento e morte de abelhas. Daí a grande importância em se realizar os registros.

O aplicativo Bee Alert foi reconhecido com a medalha de prata no Concurso de Inovação Apícola do XI Congresso Ibero Latino Americano de Apicultura 2014, e sua utilização passou a ser oficialmente indicada pela FILAPI para todas as confederações dos países que a compõem. Os dados especificamente coletados pelo aplicativo nestes países serão compartilhados com as respectivas lideranças apícolas e científicas de cada país.

Em Janeiro de 2015 o aplicativo Bee Alert também recebeu o apoio do Projeto Polinizadores do Brasil, permitindo seu desenvolvimento para as plataformas Google e Android.

(Texto removido do site)

Conheça o aplicativo: https://www.semabelhasemalimento.com.br/beealert/



Fonte: Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho